Minha Abordagem
Sou terapeuta de bebês, crianças e suas famílias. Priorizo o olhar integral da criança em desenvolvimento em todos os atendimentos. Tenho mais de 10 anos de experiência clínica e científica dedicados a cuidar de bebês desde o nascimento, sempre com a perspectiva de desenvolvimento integral e com a participação da família. Afinal, o ser humano é formado pela integração de vários sistemas e a família é o principal ambiente de vivência e desenvolvimento.
Minha atuação clínica é baseada em evidências e não restrita a bebês com risco ou alterações no desenvolvimento. Neste mundo atual, onde as crianças estão crescendo em ambientes de superestimulação, faz-se essencial capacitar cuidadores/famílias a encontrar o equilíbrio de estimulação para um neurodesenvolvimento emocional, cognitivo, motor e social saudável . Quando consideramos bebês nascidos com risco a problemas do neurodesenvolvimento, essa abordagem e terapia tornam-se mandatórias em suas vidas, desde o nascimento.
A superestimulação é prejudicial ao desenvolvimento de toda criança!
Além disso, bebês e crianças são particularmente sensíveis a problemas respiratórios devido sua anatomia em formação. Problemas respiratórios que são considerados simples no adulto requerem atenção especializada nas crianças, sobretudo nos bebês. A terapia respiratória mantém a vias respiratórias da criança livres de secreção, facilitando a oxigenação e a alimentação via oral, melhora o sono e a disponibilidade energética, tornando mais efetivo o tratamento medicamentoso, quando necessário. Na minha atuação clínica todo atendimento respiratório considera a etapa de desenvolvimento do bebê/criança e é realizado de forma neuroprotetora.
Afecções respiratórias agudas e sazonais quando não tratadas efetivamente podem se tornar condições clínicas mais graves com necessidade de hospitalização!
​AFECÇÕES RESPIRATÓRIAS TRATADAS
​
-
Desconforto respiratório leve a moderado
-
Infecção de vias aéreas superiores
-
Bronquiolite
-
Pneumonia
​PRINCIPAIS PROBLEMAS NEURODESENVOLVIMENTAIS ASSOCIADOS A SUPERESTIMULAÇÃO EM BEBÊS E CRIANÇAS (Evidências científicas)
​
-
Ansiedade infantil
-
Irritabilidade
-
Distúrbio / dificuldade do sono
-
Hiperatividade e atenção prejudicada
-
Déficits cognitivos e de memória
-
Atrasos motores e de linguagem
-
Dificuldades e atrasos de aprendizagem
-
Problemas de regulação emocional e social
​
Ambientes equilibrados, sem estímulos excessivos, e interações humanas significativas são fundamentais.
A avaliação precoce, especialmente em prematuros, permite intervenções que mitigam os riscos.